sábado, 14 de fevereiro de 2009

Cor de rosa

È dia de São Valentim, e aqui, ali e acolá vejo declarações de afecto, amor, paixão, luxúria e travessura. Umas tomam bacocas formas, outras são algo brejeiras, outras há mais convencionais, e ainda reparo noutras mais comedidas. Há até quem se deixe levar pelo galicismo do dia, e apregoe um tímido “Je t’aime”. Outros, mais intelectuais, até pedem a diária meia de leite com um prévio “Garçon, por favor…”.
Aqui, ali e acolá vejo florais declarações de afecto, amor, paixão, luxúria e travessura. Grande parte das vezes vejo-as encarnar no frágil corpo de uma rosa, outras num singelo par delas.
Ora, intriga-me o facto de entre tantas e tantas rosas, não deslindar uma única rosa cor-de-rosa. Nem uma! Uns optam pela célebre e apaixonada rosa vermelha - acabadinha de sair de um qualquer videoclip do Prince - ,outros pela intrigante rosa albina. Mas nem uma única rosa cor-de-rosa!
Mas afinal, cor-de-rosa não deveria ser a cor das rosas? Se sim, porque não reparo numa única? Se não, a quem se deve tão enganosa pantominice? Já agora, porque é o céu azul? (no meio de tantas coloridas questões senti-me no direito de lançar uma outra.)

De qualquer maneira já me decidi.
Hoje vou oferecer rosas cor-de-rosa à mulher que calhar de amar.
…e logo de seguida os 25€ previamente acertados.

12 comentários:

Violette disse...

Sinceramente creio que as rosas vermelhas perderam o encanto... banalizou-se tanto a sua oferta como a sua simbologia. Mas devo dizer desde já que achei curiosa a expressão"...vou oferecer rosas cor-de-rosa à mulher que calhar de amar"... parece que estamos aqui face a um Don. Juan! Se te cruzares por acaso com um unicórnio cor-de-rosa manda para mim! *

Vasco PS disse...

Guilherme, não fazes ideia de como uma rosa cor-de-rosa se vai sentir feliz por ter sido escolhida para ser oferecida neste dia.

E a mulher que ames, eventualmente, vai exigir mais 5 euros pelo facto de não lhe teres dado a habitual rosa vermelha, ou a branca. :)

Guilherme Silva disse...

Minha cara Violette, a pagar qualquer um é um Don Juan. :)

E sim, se vir o meu vizinho unicornio cor-de-rosa tratarei de avisar que o desejas.

Anónimo disse...

então e à namorada que vive aprisionada no seu guarda-roupa?! que lhe vai oferecer neste dia? nem uma rosa?!?


ass.: calceteiro de 56 anos, habitante de Serrazes, Ponte de Lima

Anónimo disse...

O céu é azul porque Deus o quis, meu caro..

Anónimo disse...

chocolates e rosas cor de rosa. foi isso que me ofereceu. um deleite de rapaz. ah, e deixou-me ver uma frinchinha de luz do dia.

Violette disse...

Caro Guilherme, agradeço a amabilidade, caso então encontre o meu unicórnio por favor dê-lhe o recado, estou muito preocupada com ele, desde os meus 6 anos que nunca mais o vi, se não fossem as suas palavras de apoio acho que já teria perdido a esperança!*

Anónimo disse...

"Hoje vou oferecer rosas cor-de-rosa à mulher que calhar de amar."

isto aconteceu, a nova namorada gostou?!

Guilherme Silva disse...

Acho que estou farto de anonimos.

A partir de hoje só me deixarei seduzir por mulheres que assinem os seus comentarios como "Claudia".

Anónimo disse...

Caro autor deste blog... Atenciosamente responda-me a seguinte questao: " as costas peludas da prima claudia" , "A partir de hoje só me deixarei seduzir por mulheres que assinem os seus comentarios como "Claudia"", Qual e o simbolismo?? um trauma antigo, um desamor, uma nova paixao?? uma desilusao?? se por acaso eu me xamar Claudia deverei seduzi-lo?? ou se por acaso um dia tiver o azar de me cruzar consig e de o conhcer deverei fugr???

Inês Silvestre disse...

Não concordo mesmo nada com isto.

Uma rosa cor-de-rosa oferece-se à nossa avó que acabou de ser operada às amígdalas.

Shame on you, não percebes nada de romance. Ou dessa bela e útil ciência que estuda o significado das cores das rosas.

:D

Calucifer disse...

Existe um fenómeno físico chamado espalhamento Rayleigh, que faz com que a luz se espalhe ao passar através de partículas com diâmetro igual a um décimo do comprimento de onda (cor) da luz. A luz solar é composta de luz de todas as diferentes cores, mas devido aos elementos presentes na nossa atmosfera, a cor azul é espalhada de maneira muito mais eficiente do que as outras. E é essa a razão pela qual o céu é azul. Or so they (http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao39.htm) say.